Serralheiros – frustrantes e caros

1495503563-5da86f90-b933-4b69-bf95-eef03b71fa45-3qtfqcaPa7-1024x576

Acontece a imensas pessoas: a porta fecha-se atrás de si, mas a chave ficou dentro de casa. Pode ter deixado a chave na fechadura ou pode tê-la perdido. Pode tanto perder a cabeça como conseguir manter-se calmo e saber imediatamente o que deve fazer. Os serralheiros, por norma, praticam preços elevados e são normalmente burlões. No entanto, pode poupar um pouco se seguir algumas das seguintes dicas.

Se tiver a certeza que apenas deixou a chave na fechadura, é melhor perguntar aos seus vizinhos se, por acaso, a encontraram. Se este não for o caso, e se existir um responsável pelo condomínio ou propriedade, pode contactá-lo para averiguar se existe uma chave suplente. Na verdade, é ilegal que os responsáveis pela propriedade tenham chaves suplentes. No entanto, em caso afirmativo, pode combinar com o responsável pelo condomínio ou propriedade, para recolher a chave ou pedir que passem pela sua casa para lhe abrir a porta. Em caso negativo, pode perguntar à pessoa responsável se conhece um serralheiro ou se lhe pode recomendar algum.

Se nenhuma das sugestões anteriores se aplicar e a porta continuar trancada, deverá pesquisar online por serralheiros perto de si. Estes normalmente cobram pela distância ou duração da viagem. Muitas páginas web permitem-lhe comparar preços, o que facilita na pesquisa pelo serralheiro mais económico e mais próximo de si.

É importante escolher um serralheiro com boa reputação. Um negócio com boa reputação terá sempre uma morada profissional e uma página web com informações sobre a empresa. Fuja de serralheiros que apenas publiquem o seu número de telemóvel ou de empresas que alegam ter franquias por todo o país. Estes últimos, normalmente, gastam imenso dinheiro em publicidade de forma a que sejam apresentados em primeiro lugar em listas telefónicas e pesquisas do Google. Alem disso, cobram mais do que o normal aos seus clientes de forma a recuperar o dinheiro que investiram em publicidade.

Se só encontrar serralheiros que apenas forneçam o seu número de telemóvel como contacto profissional, deverá solicitar-lhes que tragam a sua licença comercial. Este documento é obrigatório para as empresas que ofereçam este tipo de serviços. É necessário ter cuidado na escolha de um serralheiro, uma vez que as burlas são comuns nesta área de negócio. Também pode confirmar online se certa empresa está indicada em lista negra.

Quando um serralheiro com boa reputação chegar ao local, irá escrever um relatório, do qual o cliente irá receber uma cópia. O serralheiro irá apontar o seu número de identificação para sua própria proteção. Isto porque, muitas vezes, há quem finja viver em certo local para conseguir acesso ao apartamento. Depois de ter completado a tarefa, o serralheiro irá emitir uma fatura detalhada que irá incluir a sua morada profissional e os itens individuais que perfazem o custo total.

O que é incluído no custo total do serviço?

Um serralheiro com boa reputação irá informá-lo que o custo para destrancar uma porta irá depender de se a porta tiver apenas batido ou se estiver realmente trancada.

O custo total inclui os seguintes itens:

  • Custos de deslocação
  • Destrancar a porta
  • A nova fechadura mais a comissão do serralheiro
  • Montagem
  • Possível sobretaxa de férias ou de período noturno
  • IVA

Uma última dica:

Se tiver um seguro habitação, deverá confirmar se parte do custo será coberto pelo seu seguro. Adicionalmente, se tiver perdido as suas chaves durante uma viagem, o seu seguro de viagens poderá também cobrir o custo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *