O que fazer quando o seu telemóvel é roubado?

What-To-Do-If-You-Think-Youve-Purchased-A-Stolen-Phone

O telemóvel desapareceu! Todos os dias, milhões de pessoas passam por esta situação. Distraíram-se apenas por um momento e agora o telemóvel desapareceu da mesa. Está agora no bolso de um estranho qualquer. Os metros sobrelotados também apresentam boas oportunidades para os carteiristas roubarem o telemóvel de alguém.

O roubo de um telemóvel não é apenas inconveniente. Pode também ser muito caro e resultar na perda de muitas informações pessoais. Se o telemóvel não tiver sido desligado, os ladrões podem fazer chamadas ou enviar um sem número de mensagens.

Nesta situação deverá contactar a sua operadora, assim que perceba que perdeu o seu telemóvel. Pode contactar uma linha especial para solicitar o bloqueio do seu cartão sim. Para tal, irá precisar do código IMEI (de cinco dígitos) do seu telemóvel. O código IMEI pode ser encontrado na embalagem original do seu telemóvel. Também poderá introduzir o código *#06# no seu telemóvel e o código IMEI será apresentado no seu ecrã. Claramente, deverá fazer isto enquanto pode. Uma vez que o telemóvel tenha sido roubado, esta opção deixa de estar disponível. Se possível, uma testemunha deverá estar presente quando tentar bloquear o seu telemóvel. Também pode bloquear o telemóvel enviando um email ou fax à operadora. No entanto, o processo é mais rápido se a contactar por chamada telefónica. Note que algumas operadoras podem cobrar uma taxa pelo bloqueio do seu cartão sim.

Quando o seu telemóvel já tiver sido bloqueado e quando já tiver ultrapassado o choque inicial, deverá também participar o roubo à polícia. A participação deve ser feita não apenas por ser um “procedimento normal”. Algumas operadoras exigem um relatório da polícia para limitar a responsabilidade sobre quaisquer chamadas que tenham sido efetuadas após o roubo. Se tiver um seguro sobre o seu telemóvel, este será apenas acionado se a denúncia do roubo tiver sido realizada. A policia irá indicar o IMEI como roubado, o que lhes permite identificar o telemóvel no caso de este reaparecer.

Após bloquear o telemóvel e denunciar o roubo, pode tentar apagar os seus dados e localizar o telemóvel remotamente. Isto apenas é possível se o telemóvel estiver ligado e se o cartão SIM não tiver sido removido. Os utilizadores de Android e iPhone podem também aceder às suas contas online e tentar localizar ou bloquear os seus telemóveis para eliminar toda a informação pessoal.

ATENÇÃO: se gostar de viajar para países exóticos, por favor assegure-se que +351 é o indicativo correto. Por exemplo, se estiver a ligar de Singapura deverá marcar +144.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *