Evite surpresas dispendiosas no aluguer de viaturas

cabrio_auto_paar_gluecklich_sonne_305567459-1024x683

As suas férias estão planeadas e o quarto de hotel reservado. Agora só precisa de alugar um carro para que se possa deslocar e desfrutar de umas férias inesquecíveis. No entanto, não deve apenas reservar um carro em qualquer empresa de aluguer de automóveis. Existem alguns aspetos a considerar.

Neste caso, faz sentido olhar para o passado e não para o futuro. Certamente que existem avaliações muito recentes sobre dada empresa – principalmente reclamações – e em especial após a época alta do verão. Estas avaliações são úteis na medida em que oferecem uma primeira impressão sobre as empresas de aluguer de automóveis e sobre o seu serviço. A maioria das reclamações, possivelmente, são sobre as políticas de reabastecimento, vendedores que insistem na compra de seguros adicionais ou sobre as fracas condições do veículo em si.

Assim que se decida pelo aluguer de um veículo, deverá iniciar uma pesquisa para comparar preços online. Preste atenção às políticas de reabastecimento da empresa! As duas políticas mais comuns são a de “Combustível Pré-Pago” e a de “Tanque Cheio”. Como o nome indica, as empresas aderentes à política de Combustível Pré-Pago facultam aos clientes um veículo com o depósito cheio. Esta regra está muitas vezes associada a custos superiores sobre o abastecimento inicial do depósito e pode também incluir taxas sobre outros serviços. Neste caso, aquando da devolução do veículo, normalmente o depósito ainda contém uma quantidade substancial de combustível, o que representa perda de dinheiro. A política “Tanque Cheio” é mais justa e faz mais sentido. Aqui, recebe o carro de aluguer com o depósito cheio e terá que o voltar a encher quando o devolver. Este último reabastecimento não é da responsabilidade da empresa de aluguer de automóveis. Esta pode cobrar até duas a três vezes mais do que o preço normalmente praticado sobre o combustível. Assegure-se que solicita um recibo do reabastecimento do depósito e o mantém até ao fim da sua viagem. Também pode tirar uma fotografia ao recibo.

Garanta que tem acionado um seguro contra todos os riscos que inclua: um seguro de responsabilidade, cobertura para danos de colisão e seguro contra roubo. Desta forma, não irá necessitar de seguros adicionais oferecidos pela empresa de aluguer de automóveis. Normalmente, as apólices de seguro oferecidas em aeroportos são excessivamente caras. Leia cuidadosamente o contrato do seu plano de seguro e atente nos tipos de dano cobertos pelo seguro.

Caso se aperceba que o veículo alugado não está em boas condições ou está sujo, deverá solicitar um veículo de substituição imediatamente. Se não lhe for atribuído um veículo de substituição, anote, no contrato de aluguer, as condições em que o veículo lhe foi atribuído e recolha a assinatura de um funcionário.

Existem outros fatores que podem resultar em custos adicionais: a recolha do veículo em aeroportos, viagens apenas de ida, condutores adicionais, condutores jovens ou inexperientes, entrega do veículo em hotéis e extras tais como sistemas de navegação ou cadeirinhas para crianças. Deverá ter em conta que um dia de aluguer tem a duração de 24 horas. Isto significa que se for buscar um veículo no dia 15 de agosto às 10:00 e o devolver no dia seguinte as 12:00, terá que pagar o preço completo do segundo dia. Deverá informar-se se são cobradas taxas adicionais por devolver o carro mais tarde.

Uma pequena dica: algumas empresas de aluguer de automóveis oferecem extras a uma pequena taxa que, por vezes, acabam por compensar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *